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Ajuda especializada nas áreas da educação e saúde.

Foco em crianças com dificuldades de aprendizagem, como Dislexia, Disortografia, Dislalia, Problemas com a fala, Déficit de atenção, entre outros.

O Psicopedagogo (a) nasceu da necessidade de atender crianças com dificuldades, distúrbios, transtornos, entre outras alterações do desenvolvimento global e inabilidades na área da aprendizagem. Tem como objeto de estudo o processo da aprendizagem, seus recursos diagnósticos, corretores e preventivos. Dentro destas faces, vários aspectos devem ser contemplados nesta compreensão, visto que, o ser humano é composto num todo como: afetivos, cognitivos e sociais, que interferem na aprendizagem deste sujeito.

Na tentativa de elucidar melhor o termo PSICOPEDAGOGIA vejamos qual é o objeto de estudo neste campo segundo alguns psicopedagogos:

  1. Para Kiguel, apud Bossa (2000, p.8) “o objeto central de estudo da Psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos, bem como a influência do meio (família, escola e sociedade) no seu desenvolvimento”.
  2. De acordo com Neves apud Bossa (2000), […] a Psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto. E mais, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos.
  3. Segundo Scoz, in Bossa (2000), “a Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e numa ação profissional deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os”.
  4. Do ponto de vista de Weiss (1992), “a Psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e educadores”.

Em suma, o objeto de estudo da psicopedagogia é, portanto, um sujeito a ser estudado por outro sujeito. Esse estudo pode ser através de um trabalho clínico ou preventivo.

A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, não apenas seus distúrbios, mas também o modo de comunicação sadio e eficaz. Para isso, atua na prevenção, desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitivo-linguística, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.

No CEDAP, a Fonoaudiologia busca atender às necessidades integrais do ser humano na esfera da comunicação, linguagem, sistemas da fala e na motricidade orofacial e seus distúrbios; de forma integrada. Para isso, conta com uma profissional especializada. Realiza atendimentos com crianças, jovens, adultos e idosos, nas áreas de aprimoramento e desenvolvimento da comunicação, linguagem oral e escrita, sistemas da fala, fluência, voz e motricidade oral.

Psicologia é o estudo do comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade.

A Neuropsicologia é uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano.

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