A Importância da Leitura para o desenvolvimento Infantil
Com certeza você já ouviu dizer que a leitura é muito importante para o desenvolvimento infantil. Quer saber o porquê? Segue abaixo uma lista com alguns dos seus benefícios.
Compreender o mundo:
Além de conseguir compreender melhor as regras sociais, as emoções, e aquilo que ocorre a sua volta, a partir das histórias, a criança também consegue conhecer novas culturas, novas formas de pensar e de agir.
Trabalhar as emoções:
A leitura também propicia que a criança se coloque no lugar do outro, sinta emoções diferentes e tente resolver dilemas que não fazem parte do seu dia a dia. Através das narrativas, as crianças podem sentir medo, empolgação e compaixão, bem como vários outros sentimentos importantes para seu desenvolvimento.
Estimular a imaginação e criatividade:
Permite que a criança crie outro mundo e dê asas a sua imaginação.
Estimular o raciocínio:
Uma ótima forma de desenvolver suas habilidades de compreensão para que consigam opinar, criticar e ter maior enriquecimento cultural, intelectual e social. Além disso, são inúmeras as pesquisas que comprovam que ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor.
Melhorar a fala e escrita:
Ao ler ou escutar histórias lidas por outra pessoa, a criança consegue compreender melhor como as palavras são ditas, a estrutura gramatical, trabalha a interpretação e também aumenta seu vocabulário.
Recreação:
É um passatempo prazeroso para o seu filho, diminuindo o estresse e trazendo muita diversão.
Quer saber como estimular a leitura com seu filho? Então fique atento que na próxima publicação falaremos mais sobre isso.
O CEDAP oferece uma gama de profissionais capacitadas para auxiliar as crianças ao estimular as habilidades necessárias à leitura. A partir de trabalhos especializados em várias áreas do desenvolvimento que envolve a leitura, como: neurológicas, emocionais, fonoaudiológicas, assim como reabilitação, acompanhamento e reforço.
Nossas profissionais:
01. Carla Jakel – Psicóloga clínica e Neuropsicóloga;
02. Isabelle Reis – Professora de Português e redação;
03. Jackeline Rodrigues – Psicóloga clínica e Neuropsicóloga;
04. Leriane Barrachini – Psicóloga Clínica;
05. Marcela Gontijo – Psicopedagoga;
06. Masarela Marques – Pedagoga e Psicopedagoga;
07. Nathallie Arruda – Fonoaudióloga;
08. Nayara Rodrigues – Neuropediatra;
09. Priscila Biaggi – Fonoaudióloga;
10. Rosana Leão – Alfabetizadora do Ensino fundamental I e II e Alfabetizadora da Educação Especial.
Quer saber mais? Entre em contato conosco.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!